quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Gestão de Conflitos

Nesta foto, da esquerda para a direita: Sr. Antoninho Marmo Trevisan (presidente da BDO Trevisan Auditores, Trevisan Outsourcing e Consultoria e da Trevisan Escola de Negócios), Alessandra Bispo, sua secretária na época, eu, Patrícia e Luiz de Jesus, que na ocasião escreveu uma poesia pra comemorar o aniversário do Sr. Trevisan - Abril/2006.

Este artigo abaixo, que também escrevi na época em que trabalhava na Trevisan, foi publicado em mais de 20 mídias diferentes em todo o país, me deu muito orgulho!


Gestão de conflitos
É certo que onde há pessoas reunidas com os mesmos interesses e propósitos, independentemente das condições ou preposições de cada uma, haverá a existência de conflitos.
Nas empresas não é diferente. Todo ser humano, mesmo que inconscientemente, em algum momento se vê em conflito consigo mesmo. Se colocarmos esses embates sob uma ótica positiva no dia-a-dia profissional, poderemos afirmar que discussões saudáveis promovem a troca de conhecimentos e contribuem para a homogeneização da equipe e melhoria do clima organizacional. Porém, quando as situações de conflito ocasionam antipatia e afronta recíprocas entre os envolvidos, o ambiente empresarial fica comprometido.
A gestão de pessoas é uma arte. Envolve entre outros fatores, práticas e processos que buscam minimizar conflitos entre os membros de uma organização. Para que exista uma evolução no ambiente corporativo, as empresas devem disseminar as características comportamentais esperadas pelos seus profissionais. Podemos citar algumas delas, como: comunicar-se de forma direta, clara e objetiva; saber escutar; discutir idéias, mas respeitar a opinião das partes envolvidas; utilizar a intuição e o auto-conhecimento para expor da melhor forma seus pensamentos; transmitir credibilidade no momento da argumentação; e persuadir pelo convencimento.
Os conflitos são importantes e essenciais para o crescimento de todos e da empresa. A expectativa é quanto à solução. Por exemplo, quando um cliente entra em contato com a empresa ele quer que o profissional resolva o seu problema. O fato pode demonstrar se a empresa é competente ou não. A empresa saudável é aquela que prioriza de forma inteligente o cliente interno. Isto é, o ambiente interno saudável vai espelhar o bom atendimento ao cliente externo.
É impossível imaginar que existe uma empresa sem conflitos, até porque somos seres humanos e temos uma história milenar que influencia o nosso inconsciente coletivo e individual. Necessitamos do conflito para sobreviver, provar nossas competências, elevar a auto-estima e sermos respeitados como indivíduos que se relacionam com a sociedade.


Patrícia Regina é pedagoga, especialista em RH pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas - e atua na área de Fator Humano da Trevisan Outsourcing, Consultoria e Educação.








Portal de Jacarei - 19/07/2007

Jornal Hoje - hoje.com.br - 21/07/07

Perfilnews - perfilnews.com.br - 18/07/07

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Jornal O Imparcial - Araraquara-Araraquara/SP-20/07/2007

Jornal da Cidade - Bauru-Bauru/SP - 22/07/2007

Monitor Mercantil-São Paulo/SP - 01/08/2007

Diário da Amazônia-Porto Velho/RO - 22/07/2007

Hoje em Dia-Belo Horizonte/MG - 22/07/07

Folha de Mirassol - 20/07/07

Jornal Correio do Povo do Paraná - Julho/2007

Jornal do Estado - PR - Julho/2007

Jornal Empresas e Negócios - 19/07/2007



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