domingo, 28 de junho de 2009

A hora de mudar de emprego

por Patrícia Santos de Jesus*

Às vezes trabalhamos mais por obrigação do que por prazer. Mais por necessidade de pagar as contas do que de realizar-se profissionalmente. Independente do por quê trabalhamos, temos que nos sentirmos bem no ambiente de trabalho.
Se você não agüenta mais o lugar em que você trabalha, as pessoas, função parece enfadonha e a opressão é tamanha que dá vontade de desistir, mudar não só de emprego, mas de profissão também, então, essa é a hora de mudar!
Na Bíblia podemos refletir sobre a experiência de Ezequiel, que no cap. 12:2-3, ouviu Deus lhe dizer: “Filho do homem, você vive no meio de uma casa rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não vêem, e ouvidos para ouvir, mas não ouvem, pois são casa rebelde. Tu, pois, ó filho do homem, prepara mobílias para mudares...”.
Existem muitos ambientes de trabalho que são assim: uma casa rebelde. Um lugar onde os gestores não te veem, não te ouvem e você se sente totalmente improdutivo. Você percebe que os olhos dos seus superiores não estão mais em você; eles nem conseguem ver sua produção, seu empenho, seu trabalho, nem te elogiam. Os ouvidos deles não ouvem suas súplicas, suas sugestões de melhorias, suas idéias inovadoras da formas de realizar o trabalho. Na casa rebelde, os gestores ignoram seu potencial, seu empenho e suas habilidades, que a partir dessa sua percepção passam a ser menores. Como não há incentivo, há desânimo e desmotivação.
Irmão, não desanime! Não há nada de errado com você que Deus não possa restaurar! Se você identificou que está em uma casa rebelde, faça como o profeta Ezequiel, ouça a voz de Deus, se prepare para entrevistas de emprego, reveja suas competências e mude de emprego! Procure um lugar, o qual o seu potencial será valorizado.
Perceba se você está fazendo o que realmente gosta. É esta profissão que você sente em seu coração ter sido dada por Deus? São estes grandes feitos que você quer honra diante do Senhor? Analise seus conhecimentos, sua experiência, profissionalismo e vontade de procurar outro emprego. Mude, quando tiver a certeza em seu coração que realmente não há mais possibilidades de crescer na casa rebelde.
O nosso Santo e Poderoso Deus nos dá o pão, o fruto do nosso trabalho, para nos regozijarmos com Ele, e não murmurarmos ou lamentarmos. Na volta pra casa depois de um dia de trabalho, o nosso sentimento deve ser de gratidão e não de lamentação.
Peça pra Deus falar com você, peça pra mostrar por meio da Sua Palavra como sair da casa rebelde.
Que Deus o abençoe e te dê forças para trilhar sua carreira!
Fique com a Paz que excede o entendimento!

* Patrícia Santos de Jesus é pedagoga, especialista em Recursos Humanos, MBA em Gestão Empresarial, professora do SENAC/SP e atua nas áreas de seleção, treinamento e desenvolvimento profissional há nove anos. É idealizadora do Work Gospel – workgospel@gmail.com